sábado, 24 de maio de 2014

Cronograma capilar: O que é? Posso fazer?

Oii amores, tudo certo? O assunto de hoje requer um pouco de atenção, na verdade é um post um tanto longo, porém se voce gosta dos seus cabelos, vale a pena ler, e se voce esta com os cabelos pedindo SOCORRO e quer salva-lo, vale mais ainda.

Bom, o que é o cronograma capilar? O Cronograma capilar é um tratamento intenso, potente, forte e necessário para a reestruturação dos seus fios. Basicamente isso.

Posso fazer? NÃO, VOCÊ DEVE FAZER!!


Como funciona? O Cronograma segue em três etapas que são:
Hidratação -- Nutrição -- Reconstrução

O que acontece? As vezes você faz hidratações semanais no seu cabelo e nada resolve, muda creme, muda shampoo, coloca ampola, tira ampola, faz massagem, não faz, compra creme caro, creme barato, e nada dá jeito. Sabe porque? Porque o nosso cabelo precisa dessas tres etapas para mante-lo saudável, acontece que as vezes voce esta fazendo uma hidratação nos fios e ele NAO PRECISA dessa hidratação no momento e sim de uma reconstrução ou nutrição, então o efeito do hidratante não supre essa necessidade, o seu fio não quer água (porque hidratação dá água ao cabelo) e sim quer uma queratina ou um óleo.

Vamos as etapas:
Hidratação: Na estapa de hidratação vamos repor a água que os fios perderam com a ajuda de vitaminas e extratos vegetais.
 Nutrição: Na estapa de nutrição faremos a reposição lipídica (lipídios, gorduras, óleos)usando manteigas, ceramidas e óleos vegetais.
Reconstrução: Na fase de reconstrução daremos "força" ao fio, com queratina, arginina, colágeno...

O cronograma capilar, consiste em um ciclo, um ciclo de hidratação-Nutrição- Reconstrução.
O Cronograma "PADRÃO" é da seguinte forma:
1º Semana - H - H- N
2º Semana H - H - N
3º Semana H- H- R
4º Semana H- H -N

Então vou colocar um exemplo aqui:

Segunda H quarta H sexta N
Terça H quinta H sábado N
Segunda H quarta H sexta N
Domingo H Terça H Quinta R

Entenderam como funciona??

Mais claro que esse cronograma é so um exemplo, você tem que avaliar seu cabelo, saber o que ele esta precisando no momento , se esta muito seco, mais hidratação, se esta muito oleoso mais nutrição e assim vai...

Mais Mari, como vou saber se os cremes são H N R ???

Simples, vou tabelar algumas coisas aqui para vocês levarem em consideração na hora de comprar seu creme.

Os cremes de hidratação vem na sua composição:

GLICERINA
ALCOOL MODIFICADO
ESTRATOS BOTÂNICOS
D-PANTENOL
ALOE VERA
VITAMINAS
SACAROSO OU DERIVADOS DE AÇUCAR

Os cremes de nutrição vem na sua composição: 

OLEOS
(Ex: Oléo de abacate avocado oil)
MANTEIGAS
(Ex: manteiga de karité)

Os cremes de Restauração vem na sua composição: 

QUERATINA
ARGININA
CREATINA
CÍSTEINA
COLÁGENO
PROTEÍNAS (ex: proteína de trigo, proteína hidrolisada de soja)

Bom, agora que você ja sabe identificar os cremes para cada etapa é só por em prática tudo que aprendeu por aqui :)
Eu também faço cronograma capilar e meu cronograma é basicamente H N R em tres semanas, uma hidratação por semana e uma nutrição na segunda semana, terceira semana restauração, não faço 3x por semana porque meu cabelo NAO PRECISA desse cuidado todo , cuido dos meus cabelos religiosamente bem, então não há essa necessidade PRO MEU CABELO, vira e volta eu faço umectação, uma cauterização, uma queratinização e etc, então eu sempre cuido deles, mais claro que se um dia precisar eu farei sim.
Espero que vocês aproveitem bem esse post pois ele é muito útil !! 
Quer um conselho? Faça e veja a diferença, não deixe para cuidar dos seus cabelos quando estiverem pedindo SOCORRO. Cuide deles, seja em casa ou com um profissional qualificado.
Beijo Grande e ate o próximo post :*







Um comentário:

  1. Mari amei... pq tinha muita dúvida sobre esses cremes. Mas depois que soube o que cada um precisa percebi que as vezes compro creme pra reconstrução e é pra hidratacao e vice versa... faz um vídeo com os cremes que vc usa tanto pra hidratação nutrição e reconstrução... bjus adoro seus vídeo

    ResponderExcluir